terça-feira, 4 de setembro de 2012

Organizar X Metas X Objetivos


Recebi alguns e-mails, sinceramente não esperava que desconhecidos entrassem aqui e de alguma forma, gostassem. Mesmo porque o que não falta na net, são blogs com dicas de organização, decoração etc. Na verdade, há algum tempo comecei isso aqui, só para juntar num lugar só, tudo que gosto e as idéias que quero usar ou acho interessante, então, já que tenho alguns leitores, vamos lá:

Como já falei, não sou uma pessoa que nasceu organizada e ser virginiana não altera em nada isso. Mas da minha parte, acho que a organização vem de querer realmente - como tudo na vida. É ter realmente vontade, empenho e muita força de vontade por ser um exercício minuto a minuto. E você pode me perguntar, por quê não comecei isso antes, eu respondo: não ter armários e um local certo para as coisas, dificulta muito e como estava sempre morando no improviso, era bem dificil. Mas agora, sem desculpas, é a hora.

Arrumar - guardar coisas e mudar de um lugar para outro.
Organizar - localizar o local permanente para cada coisa e manter apenas o essencial.

Então eu comecei assim. Coloquei prioridades. o que realmente é importante ficar, o que é realmente descartável. A limpeza me fez um bem tremendo. E para você começar organizando sua vida, não tem outro jeito que não seja "limpar", deixar somente o necessário. Você vai perceber que o que foi descartado, não fazia a mínima diferneça.Tudo fica mais claro, mais espaçoso. Comecei com livros, cd´s e escritório, em seguido veio a papelada, que eu julgo a mais difícil de organizar numa casa, tinha notas fiscais de móveis e coisas que já se foram há anos! Jogue tudo que não tiver mais valia, guarde o necessário e essencial. Não tire isso da cabeça: importante+essencial. Ficará mais fácil. Desapegue-se.

As dicas


* eu me policio para quando ver algo fora do lugar ir lá e resolver. Ok, dá trabalho, mas tudo é costume e quando você percebe, faz porque quer e se sente bem melhor quando tudo está na sua devida ordem. Sem querer o "protelar" deixa de existir.

* correspondências - na minha casa não se junta muita. Eu não tenho hábito de pegar papelzinho na rua para ver em casa e quando aparecem,já vão direto para o local correto ou para o lixo. Não deixe para depois.

- contas - pasta sanfonada de pagamentos, assim que chegam.

- folhetos que usarei- agenda da casa - para se ter tudo à mão.

- lembretes - agenda (grande aliada, eu uso muito a do computador, mas não descarto de papel.

* louças sempre lavadas. Dá impressão de casa sempre arrumada.

* roupas sempre no lugar, para não parecerem Gremlins brotando na sua casa!

* brinquedos eu deixo ficarem um pouco espalhados pela casa, afinal, tem coisa + gostosa do que casa com cara de criança?

Um comentário:

Mi disse...

eu ainda crio coragem, Quel. juro!
bjs