quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Como eu comecei a Organização



Desde que resolvi destralhar a casa e organizar realmente a vida tudo fluiu.
O meu primeiro plano foi pegar o mais difícil, no meu caso, a papelada da casa. Primeiro tirei tudo das caixas, uma de cada vez e olhei pacientemente o que realmente era importante, o que deveria ser descartado e claro, uma imensa vontade de limpar e minimizar para ganhar espaço. Esse foi o meu critério.

Descobri o ácumulo absurdo em notas fiscais de coisas que nem estavam mais lá, já tinha doado, jogado ou colocado fim. O acúmulo é sério. Um saco de 100L ali, bem ali na minha frente. Conforme ia jogando papéis, percebia que tinham definições a serem tomadas, pendências a serem feitas então, ao mesmo tempo, fiquei com um caderno - onde coloco tudo de organização por perto, para anotar todas as pendências, inclusive àquelas que eu lembrava, mesmo não tendo nada ver com documentos.

Conforme você vai minimizando, colocando por escrito, tudo vai se tornando claro em sua cabeça, é como um mapa mental, onde pequenas bagunças são arquivadas e o melhor, você não acumula informações pendentes, ela já fica ali, anotada.

Em um dia eu resolvi toda essa pendência e a sensação de leveza foi simplesmente fantástica.

Como era:

* 03 caixas de arquivo morto, com papéis misturados, ou com uma certa ordem
* 06 pastas com documentos, com uma certa ordem e mais algumas pendências que nãosabia onde colocar

Como está:

* 01 caixa de arquivo com documentos trabalhistas
* 04 pastas com documentos
* 03 pastas brancas com ferragens (contas mensal/ documentos ativos/ importantes)


- documentos trabalhistas - os famosos que não usamos mais, mas precisamos guardá-los para a futura aposentadoria.
- pastas com documentos - pessoais, escolares, médicos etc
- pastas brancas 1 - pagamentos mensais
- pastas brancas 2 - documentos ativos - documentos que você vive precisando e
na maioria das vezes deixa em cima da mesa numa pasta L.
- pasta 3- documentos importantes casa - escrituras, contratos e afins

Como eu mantenho a organização

* Em cima da bancada do escritório tenho aquelas pastinhas com divisórias para contas mensais. A conta assim que chega, vai para lá.

* Papéis aleatórios vão para o lixo, caso seja algo legal e que eu queira/precise manter para o futuro, coloca na Agenda da Família - que como já disse aqui, é uma "agenda" - album de fotos - pequena com plásticos onde estão todos os dados importantes da casa: contas bancárias, dados gerais de cada morador + folders de água e pizzaria + etiquetas brancas para uso rápido, entre outros.

* Tiro geralmente um dia na semana (final de semana) para arquivar a papelada que se mantém na bancada. De lá vão para as devidas pastas.

Isso é só uma idéia, faça da melhor maneira para sua casa. O importante é que a ordem deixe tudo mais limpo possível, tanto no espaço físico quanto na mente.

5 comentários:

Anônimo disse...

Gostando de ver... a vida fica bem mais fácil !!!!bj

Anônimo disse...

Beth kuhlmann

K disse...

adorei você aqui, Beth
Beijo

LuM disse...

Pra mim começar pelos papéis não funciona, pq o nível da bagunça aqui é hard! Eu fiz um limpeza de papéis há pouco tempo, no final da gravidez, foram salvo engano 2 sacos de 100 l, mas os que ficarm voltaram para as mesms caixas, sem ordem (e alguns ficaram sem ter muito sentido), por isso agora estou fazendo o caminho inverso, vou começr a organizar o dia a dia, e depois organizo a bagunça já existente... Devagar e sempre! Beijo!

K disse...

é Lu, você tem que ver o que melhor funciona para você. Aqui eu já não tinha tanta coisa e o que tinha ficava meio enfurnado na casa. Aí eu resolvi jogar tudo! rsss
Boa Sorte aí, linda!!!!!!!
beijo no Gu.